Programa de Revisão da Cultura Organizacional

Na última semana, as redes sociais foram invadidas por um vídeo transmitido durante a produção de conteúdo que seria divulgado ao vivo pela Lira Advogados, no dia 28 de abril, pela Internet.

Ao expor a forma absolutamente desrespeitosa – e, portanto, inadmissível e não passível de explicações – que um de nossos sócios se utilizou para tratar o seu interlocutor, representante da empresa contratada para produzir o evento, o vídeo causou indignação a todos que o viram, especialmente nossos colaboradores, suas famílias, nossos clientes, fornecedores, amigos e colegas de profissão.

Pelo ocorrido, a Lira Advogados apresenta formalmente um pedido de sinceras desculpas a todos, em especial ao prestador de serviços desrespeitado e aos integrantes do escritório e clientes, e, ao mesmo tempo, assume publicamente o compromisso de aprender com essa lamentável experiência para que não se repita.

Mais do que isso, a cena chamou a atenção dos sócios para uma questão de extrema relevância:  a necessidade premente de olharmos para dentro, melhorarmos a forma como convivemos e conduzimos as nossas relações interpessoais dentro do nosso escritório.

Nosso foco sempre foi – e sempre será – a busca pela prestação de serviços de altíssima qualidade aos nossos clientes, com respeito intransigente à ética.  Esse objetivo só será preservado se assegurarmos um ambiente saudável e respeitoso entre todos os nossos integrantes e com todo o ecossistema que nos cerca.

Contratamos profissionais independentes e capacitados nas áreas de Compliance e Recursos Humanos para conduzir uma análise crítica do ambiente de trabalho, hábitos, políticas de relações interpessoais e clima organizacional da Lira Advogados em um projeto já comunicado hoje a todos nossos colaboradores. O diagnóstico servirá de base para a construção de uma nova cultura empresarial, voltada ao respeito e ao bem-estar com a implementação de políticas, controles internos e treinamentos.

A consultoria se reportará diretamente a um comitê interno, formado por advogados de diversos níveis de senioridade, que funcionará de forma totalmente independente dos órgãos administrativos do escritório. E, de forma paralela, será aberto um canal de denúncias que respeitará o anonimato de seus usuários e um processo de apuração e tratamento de sinistros, como fim de assegurar que eventos como o que ocorreu em 28 de abril último não se repetirão.

Por fim, estamos comprometidos a reportar os avanços do Programa de Revisão da Cultura Organizacional para que publicamente possamos reafirmar com os colaboradores, clientes, prestadores de serviço e à comunidade o nosso compromisso em atingir a excelência na qualidade das relações de trabalho e desenvolvimento de pessoas.