LIRA Advogados Inaugura Iniciativa "Law Insights" e Destaca Uso de Tecnologia, Conhecimento e Gestão em Processos Jurídicos

A Lira Advogados inaugurou o projeto “Law Insights” em 26/09/19 por meio de um encontro especial com seus clientes, abordando questões jurídicas e aduaneiras relevantes e casos práticos que mostraram como a realização de uma gestão de demandas e consultas jurídicas impacta o resultado a ser conquistado.

Além de eventos como esse, o Law Insights vai trazer publicações, artigos e debates sobre questões da área aos clientes com frequência. Tudo isso com o objetivo de proporcionar resultados de sucesso atuando com uma gestão atenta e presente na jornada traçada com cada cliente.

“Estamos vivendo 2019 com pensamento 2020, ou seja, usando a tecnologia como base fundamental de nossos processos de gestão e serviços. Além disso, agora é o momento de ‘refundação’, isto é, de resgate do nosso ‘espírito de startup’, como começamos há 15 anos. Vamos reinventar, rever modelos e buscar formatos que sejam mais simpáticos aos nossos profissionais para garantir maior efetividade e menos formalismo aos clientes”, destacou Alexandre Lira, sócio-diretor da Lira Advogados.

As palestras apresentadas reafirmaram o compromisso de lutar em defesa dos clientes.

Segundo João Rezende, palestrante e sócio da Lira Advogados, para cada cliente é desenvolvida uma ação estratégica levando em consideração a situação específica apresentada. E para que isso aconteça de maneira harmoniosa e efetiva, três elos precisam estar interligados: a gestão, a produção de provas e o conhecimento.

“A batalha nunca vai ser a mesma. É fundamental a empresa conhecer a própria metodologia de trabalho, aonde quer chegar e suas obrigações para atuar seja no mercado nacional ou internacional. E nós como advogados investimos em conhecimento técnico, de doutrinas e jurisprudência e trabalhamos aliados à tecnologia”, afirmou João.

A Receita Federal tem inovado seus sistemas e o cruzamento de dados (nota fiscal, conhecimento de transporte, escrituração, recolhimento do tributo, entre outros) se tornou ágil e o conhecimento de possíveis divergências também. Para o palestrante, os advogados precisam ter uma atuação semelhante à da Receita praticando a advocacia disruptiva - que significa romper com padrões antigos, novas práticas.

“Vale destacar que o conhecimento do Direito Aduaneiro e o do Direito Tributário são muito distintos.  Nem sempre a medida judicial é a iniciativa mais adequada. E na prática é necessário saber diferenciar cada situação. Recentemente, conseguimos reverter administrativamente autos de infração de clientes de forma legal, idônea e viável diante de uma situação tensa: a de não poder importar. Uma vitória aos nossos clientes e a nós!”, complementou João.

Continuando as exposições, Maria Danielle de Toledo, palestrante e sócia da Lira Advogados, apresentou outras conquistas do time do contencioso do escritório a favor dos clientes.

Taxa Siscomex
“Depois de um trabalho árduo de trazer o conhecimento do que significava o valor da Taxa Siscomex (R$ 185,00) em um universo de milhares de registros de importação, de quantificar a situação e buscar novos caminhos para conseguir uma decisão judicial que passasse a fazer uma diferença, conseguimos uma vitória. A Receita Federal reconheceu essa discussão como um ganho do contribuinte por meio de uma publicação no Valor Econômico”, relembrou.

Confins 1%
“Tendo o respaldo constitucional, estamos discutindo a Confins 1% com muita seriedade e profundidade para afastar esse adicional como um todo”, apontou Maria Danielle. Complementando, Alexandre afirmou: “Hoje já existe um pedido para retirar a capatazia do adicional de frente. Mas estamos brigando para ganhar o todo, que resulta em 180% do valor da Taxa Siscomex - valor expressivo para quem opera no marítimo com grandes volumes”.

Voltando ao tema tecnologia, Pedro Pavão, palestrante e sócio-administrador da Lira Advogados, apresentou sistemas usados para registrar documentos de importação e exportação de maneira automatizada e em bloco - que permitem otimizar os processos administrativos e judiciais da Lira, além de garantir velocidade e segurança ao trabalho realizado.

Dois casos práticos foram apresentados pelo sócio-administrador: um caso de defesa e outro de aplicação de crédito. Dessa maneira, os clientes que prestigiaram o encontro puderam entender com transparência como é realizado o trabalho dos advogados da Lira para defender as questões apresentadas por eles.  “As demandas que analisamos exigem de nós um ‘olhar clínico’ de fato a fim de evitarmos o não conhecimento de alguma informação que possa fazer toda a diferença no resultado.”

“Aqui entra a importância da gestão que realizamos. Priorizamos o acompanhamento da diligência, estar na fábrica e responder aos requisitos que a diligência estipulou para poder elaborar uma prova robusta.”, acrescentou Alexandre.

Por fim, o evento terminou com um convite especial aos clientes: “Envolvam-se mais nas questões do comércio exterior, aprofundando o conhecimento, assumindo posicionamentos e não delegando responsabilidades a terceiros”.

A Lira Advogados agradece mais uma vez a presença de todos os clientes.

Confira abaixo as fotos do evento e acesse o material apresentado!

Download das Apresentações