LIRA Advogados Participa do Workshop sobre Anticorrupção Promovido pela TRACE

Na última quinta-feira (26/09), a Lira Advogados teve o privilégio de participar do Workshop sobre Anticorrupção promovido pela TRACE. Durante as exposições realizadas, ficou claro que ser Compliance não é mais uma opção, assim como possuir o conhecimento das diferentes legislações sobre o tema - não apenas a brasileira. Hoje tal prudência se tornou mandatória à condução dos negócios em conformidade e de maneira segura.

Na ocasião, foram abordados importantes temas, como a evolução da execução da Lei Anticorrupção no Brasil, especialmente em seus aspectos regulatórios e a tramitação dos chamados PAR's (Procedimentos Administrativos de Responsabilização).

Na sequência, foi apresentado painel com uma interessante abordagem do Compliance por meio da psicologia, no qual foram tratados fatores de influência para um programa bem-sucedido, reforçando a importância de um de seus pilares fundamentais: o comprometimento da alta direção.

O evento discutiu também novas tecnologias disponíveis para auxiliar o controle dos programas de Compliance. Por exemplo, com o case de sucesso sobre automatização das informações ligadas a controles de gastos dos colaboradores - exposto pela diretora de Compliance de uma  importante multinacional multissetorial que compunha a mesa do painel.

O olhar a todas as empresas que compõem a cadeia de fornecedores foi abordado no painel de Due Diligence de Terceirizados, destacando a importância da implementação desses controles e seus processos de melhoria contínua para garantir a conformidade das operações do negócio em todos os seus aspectos.

Próximo do final, o Workshop tratou do impacto da Lei Geral de Proteção de Dados (LDGP) brasileira e da General Data Protection da União Europeia sobre os temas de Compliance e Due Diligence. Durante as discussões, foi traçado um paralelo entre a evolução das legislações, as estratégias para implementação dos controles da Lei e o surgimento de normas técnicas para gerenciamento de informações e privacidade.

Para nós da LIRA Advogados, foi enriquecedor participar desse dia, de painéis tão diversificados e assertivos quanto à importância do desenvolvimento contínuo da cultura do Compliance, tendo a certeza de que estamos no caminho certo, pautando nossas atividades sempre pelos mais altos padrões de conformidade.

O Workshop foi encerrado com uma apresentação sobre o valor da Certificação TRACE para condução de negócios e como incorporá-la ao seu programa de Compliance. Como escritório certificado há cinco anos, nós da Lira Advogados podemos afirmar por experiência a importância e credibilidade que a certificação traz para a condução de nossas atividades.

Agradecemos à TRACE pelo convite, em especial à Martha Mallory e à Virna Di Palma que conduziram de forma brilhante o evento.