Abertas inscrições para capacitação jurídica gratuita em Direito Empresarial para advogados negros

Portal Rota Jurídica
05 de fevereiro de 2021

Já estão abertas as inscrições para um programa gratuito de aprimoramento em Direito Empresarial voltado para advogados que se autodeclaram negros e que estão inscritos na OAB no máximo 3 anos. A iniciativa é promovida pelo escritório Lira Advogados por meio do seu comitê de gestão de pessoas com o objetivo de capacitar tecnicamente profissionais afrodescendentes para trabalharem em posições jurídicas de primeira linha.

As aulas serão on-line e divididas em quatro módulos: Gestão dos Assuntos Jurídicos da Corporação, Formação do Advogado Corporativo, Temas de Direito Empresarial 1 e temas de Direito Empresarial 2. A aula inaugural acontecerá no dia 27 de fevereiro de 2021 e transitará em torno das medidas anticíclicas para expansão da diversidade racial no ambiente de trabalho no Brasil, além de uma introdução dos temas atuais e recorrentes nas empresas. O encerramento e diplomação, que acontecerá em 3 de julho de 2021, contará com discussões sobre a aplicação de tecnologia aos diversos departamentos da empresa, inclusive o jurídico, e políticas de igualdade e diversidade no ambiente corporativo.

À frente do programa e no papel de monitores dos alunos participantes estarão Michel Alkimin, advogado especialista da área Tributária Contenciosa e Consultiva e Isabela Moreira, advogada que atua na área de Legal Operations, dois profissionais negros que compõem a equipe da Lira Advogados. Envolvidos em toda a concepção da iniciativa, a expectativa é que o conteúdo abasteça os participantes com informações e atualizações que permitam sua inserção no ambiente de trabalho jurídico corporativo do Brasil.

“A demanda atual por profissionais que tenham conhecimento global do direito empresarial para atuar na gestão jurídica das empresas é alta e com as mudanças legislativas constantes aqueles que possuem experiência contam com vantagem na busca pelas melhores colocações. Nosso objetivo com essa turma é destacar esses advogados a partir da carga de conhecimento para ampliar as chances empregadoras, além de promover networking com quem já está inserido no mercado de trabalho”, detalha Alkimin.

Todas as vídeo aulas utilizadas nos módulos do programa serão gravadas por advogados da Lira Advogados, como a sócia Maria Danielle Toledo, especialista em Direito Processual Tributário, Aduaneiro e Cível, Bárbara Bach, advogada sênior especialista em Direito Tributário Consultivo e Contencioso e Paula Talpo, advogada plena que atua com Direito Trabalhista e LGPD.

O programa contará ainda com a participação de destacados profissionais e executivos corporativos: Thiago Amparo, Coordenador de Diversidade da FGV Direito SP, Evandro Santos, Customs Compliance Manager LAD na Oracle, Renata Araújo, Tax Manager na Werfen, Anderson Fagundes Silva, Head em operação de segurança na British American Tobacco, Simone Oliveira, Legal Director Latam na Gympass, Tawer Latanza, Controllership Tax Supervisor na Honda do Brasil, Emerson Silva, Cofundador da Keep Motors e Helio de Paula Nogueira, Software Engineer na Bee Engineering ICT.

A participação será totalmente gratuita. Os interessados precisam ter no máximo três anos de inscrição na OAB e se autodeclararem negros. As inscrições poderão ser realizadas até o dia 19 de fevereiro pelo site www.liraatlaw.com/liraprobem.