7 Razões pelas quais o Carnê ATA é a melhor maneira para desobstruir as Aduanas

 

Recentemente foi publicado no site da Câmara de Comércio Internacional – ICC (sigla em inglês) artigo elencando os 7 motivos pelos quais o Carnê ATA é a melhor forma de se permitir a movimentação de mercadorias, do qual fizemos a tradução para o português conforme segue abaixo.

7 razões pelas quais o carnê ATA é a melhor maneira para desobstruir as Aduanas

 Administrado em conjunto pela Organização Mundial do Comércio (OMC) e pela Federação da Câmara de Comércio Internacional (sigla em inglês ICC), o carnê ATA é um documento aduaneiro internacional que permite a exportação e importação temporária de bens com isenção dos impostos e taxas.

Então porque trata-se o carnê ATA da melhor forma de facilitação do comercio internacional, bem como a melhor forma de permitir aos particulares que seus produtos alcancem novo mercados?

 

  • Fácil saída e re-importação

Se o negócio pede a movimentação internacional de mercadorias temporariamente, o carnê ATA é a ferramenta mais simples para a entrada e saída de mercadorias do país.

 

  • Abrangência da maioria dos itens

O carnê ATA abrange três categorias de produtos: amostras comerciais, equipamentos profissionais e bens destinados a feiras e exposições. Desde que não sejam perecíveis ou de consumo, seja em caráter ordinário ou extraordinário, ampla variedade de produtos é compreendida pelo carnê ATA.

 

  • Solução em redução de custos para exportadores

O carnê ata elimina o chamado imposto sobre o valor agregado (IVA) e as taxas aduaneiras incidentes no momento da entrada e saída das mercadorias.

 

  • Um documento – Um pedido

O carnê ATA simplifica as operações aduaneiras e reduz a burocracia, permitindo que importadores e exportadores utilizem um único documento para atender a todas as formalidades aduaneiras.

 

  • Sem dúvidas, sem dificuldades

O carnê ATA é de fácil obtenção e uso.

 

  • Um ano de validade para viagens ilimitadas

O Carnê ATA pode ser utilizado para diversos tipos de operação ao longo do prazo de um ano.

 

  • Reconhecimento internacional

O carnê ATA é aceito em 74 países e territórios em todo o mundo, com a adesão de mais países futuramente.

 

Fonte:<http://www.iccwbo.org/News/Articles/2014/7-reasons-why-ATA-Carnets-are-the-best-way-to-unlock-customs/#sthash%2EuhCFwTtw%2Edpuf

Acessado em: 01/08/2014 (traduzido por Gabriela Tiussi).