Em 2013 teremos a 3ª Edição do Projeto Social Jovens OEA!

Alexandre Lira de Oliveira

Com muita satisfação anunciamos a realização da 3ª Edição do “Projeto Jovens OEA – Formação de Operadores Aduaneiros”, no segundo semestre de 2013. Realizado pelo Instituto de Comércio Internacional do Brasil (ICI-BR – www.icibr.org), cuja Diretoria de Assuntos Normativos eu acumulo conjuntamente ao Cargo de Sócio-Diretor da Lira & Associados Advocacia, este Projeto tem um significado especial para nós todos, componentes de cada uma das duas entidades.

Com a finalidade de formar profissionais do conhecimento no campo específico da administração aduaneira, o Projeto visa a conferir uma oportunidade a jovens selecionados em camadas menos favorecidas de nossa sociedade para que se destaquem profissionalmente. Ao mesmo tempo, tem a finalidade de contribuir com a formação de mão-de-obra qualificada para trabalhar nas empresas que operam em comércio exterior no Brasil, favorecendo o estrito cumprimento das normas aduaneiras.

O nome do Projeto, “Jovens OEA”, vem do conceito de operador econômico autorizado implantado pela Organização Mundial das Aduanas para designar empresas que operam no comércio exterior e que tem a sua confiabilidade atestada, recebendo flexibilidade e agilidade nos seus trâmites aduaneiros em troca. Adaptamos o conceito para nossos jovens alunos, que visam a se tornar profissionais enriquecidos por elevados padrões éticos e de ensino normativo e operacional aduaneiro.

Pelo lado do ICI-BR o “Projeto Jovens OEA” nada mais é do que a sua pedra fundamental, a primeira ação do Instituto. Concebido por mim, desenvolvido com a contribuição de nosso amigo André Barbosa, realizado com o apoio contribuição de patrocinadores e com a participação de um importante grupo de professores voluntários, o curso de 2009 formou 20 jovens que haviam passado pelo programa de formação de ajudantes de auxiliares administrativos da entidade “Patrulheiros de Campinas”. Contou com requintes de sofisticação, como a participação dos “Rede Agentes” da SECEX/MDIC, que vieram a Campinas para ministrar curso de exportação para a União Europeia.

Quanto a Lira & Associados a mesma importância está vinculada à enorme contribuição prestada no “Projeto Jovens OEA”. Apesar da firma não ter sua origem vinculada ao projeto, como a tem o ICI-BR, para nós participar dessa iniciativa é uma nova inspiração. Notem que a participação é ativa, pela produção das apostilas didáticas, apresentações, monitoria e docência. Além disso, a Empresa patrocina o Projeto.

O processo seletivo para o “Jovens OEA 2013” está aberto. Estamos priorizando jovens (de 18 a 25 anos) menos favorecidos que tenham experiência com assuntos de comércio exterior, trabalhando, ou tendo trabalhado, como ajudantes, auxiliares ou analistas em indústrias importadoras e/ou exportadoras ou em prestadores de serviços de comércio exterior. Contamos com a ajuda de todos para indicarem candidatos – um grupo forte resultará no sucesso do Projeto, que tende a se capilarizar a novos  centros no futuro. Encontrem informações no site do ICI-BR, em http://www.icibr.org/interna/90/jovens-oea-2013 .